05/07/2013

Curitiba: Mais quatro regiões terão serviço do Ônibus Acesso


O serviço do ônibus Acesso, que leva e busca pessoas com deficiência e restrições de mobilidade, autonomia e comportamento de consultas e exames, passou a funcionar em quatro regionais de Curitiba nesta segunda-feira (1º). As novas regionais atendidas são Cajuru, Bairro Novo, Santa Felicidade e Boa Vista. O atendimento já era feito na regional Pinheirinho desde março e atende a 20 pacientes. As outras regionais deverão ter o serviço a partir de agosto.

Os ônibus recolhem as pessoas com deficiência e acompanhantes de suas casas, levam até o serviço de saúde (para consultas, exames, atendimentos assistenciais, entre outros) e depois as buscam de novo e reconduzem às residências. Cada veículo comporta até 10 pessoas (contando acompanhantes) e conta com elevador, cadeira de rodas e espaço para cão guia.

O serviço é voltado a pessoas com deficiência moradoras de Curitiba que não tenham autonomia motora, emocional ou intelectual para usar os meios convencionais de transporte coletivo, mesmo com a ajuda de um adulto. Para usar o serviço, é necessário comprovar que a renda da família é de até um salário mínimo por integrante.
Interessados precisam se cadastrar em um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da capital. Feito isso, o usuário precisa ligar com antecedência para a regional para agendar o serviço antes de cada deslocamento [veja abaixo]. Ele deve ser acompanhado por um adulto em todos os casos. Para voltar, a pessoa ou o serviço de saúde ligam para a regional, que manda o ônibus buscar o paciente.

Regionais
O serviço está disponível nas regionais abaixo. É preciso se cadastrar em um CRAS e agendar o deslocamento com antecedência pelo telefone da regional.
Regional Cajuru
Bairros: Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas e Uberaba.
Telefone: (41) 3361-2369

Regional Pinheirinho
Bairros: Campo de Santana, Capão Raso, Caximba, Pinheirinho e Tatuquara.
Telefones: (41) 3313-5455 / 3313-5402
Regional Bairro Novo
Bairros: Bairro Novo, Ganchinho, Sítio Cercado e Umbará.
Telefones: (41) 3564-4641 / 3289-5580 / 3298-6812

Regional Santa Felicidade
Bairros: Butiatuvinha, Campinha do Siqueira, Campo Comprido, Cascatinha, CIC (Jardim Gabineto), Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João, Seminário, Vista Alegre.
Telefone: (41) 3374-5284

Regional Boa Vista
Bairros: Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão, Tarumã e Tingui.


Fonte: Gazeta do povo e Guia do Deficiente

Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.