17/06/2013

Rebio União terá trilha interpretativa acessível para pessoas com deficiência

A Reserva Biológica União terá uma trilha interpretativa sobre Mata Atlântica acessível para pessoas com necessidades especiais.


A inauguração acontece nesta sexta-feira (07/06), às 9h, em Rio das Ostras, com as presenças do subsecretário estadual do Ambiente, Luiz Firmino, da vice-presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Denise Rambaldi, e do presidente do Instituto Chico Mendes (ICM-Bio), Roberto Ricardo Vicentim.

Trata-se de um projeto inédito na região, que poderá beneficiar não somente as cerca de 90 mil pessoas que vivem na região e que, segundo o IBGE – para o qual 24% da população convive com algum tipo de deficiência -, são portadores de necessidades especiais, mas também aos visitantes de outros estados e estrangeiros, por ocasião eventos como a Copa do Mundo, em 2014, e os jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016.

As obras de acessibilidade incluíram as instalações do Centro de Vivências e a Trilha do Pilão, que percorre uma área de Mata Atlântica preservada.

O investimento totalizou R$ 311 mil, custeado integralmente através de recursos de compensação ambiental após apresentação do projeto da Rebio à Câmara de Compensação Ambiental estadual, que aprovou o financiamento integral da iniciativa.

A execução ficou a cargo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), parceiro da Secretaria Estadual do Ambiente na gestão de recursos de compensações ambientais.

A Rebio União, criada por Decreto de 22 de abril de 1998, está localizada na região das baixadas litorâneas do estado do Rio de Janeiro, mais precisamente nos municípios de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé. Possui uma área de 2.548 hectares e é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica de baixada do estado do Rio, ainda existente em bom estado de conservação, habitat de uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo, o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia). 


Fonte: PMRO


Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.