Jovem com Down irá à Disney graças a campanha de desconhecida

Compartilhe

Roteirista criou 'Jornada' para sair pelas ruas de SP ajudando as pessoas.
Entre as ações, ajudou garoto que não tinha como ir a viagem com grupo.
 

Na sequência, Renata Quintella (de franja) dá a notícia a Thiago Rodrigues de que ele irá à Disney; ele aparece nas fotos com a mãe (de roxo) e com a psicóloga Fabiana, que coordena o projeto para jovens com deficiência intelectual (Foto: Divulgação/Leonardo Saraiva)
Um jovem com síndrome de Down vai realizar o sonho de viajar para a Disney graças à iniciativa de uma moradora de São Paulo que decidiu sair pela cidade fazendo o bem para desconhecidos.
O garoto é Thiago Rodrigues, de 25 anos. A “boa samaritana urbana” é Renata Quintella, de 39 anos.
Thiago vive no Capão Redondo, na Zona Sul da capital paulista. Desde cedo, aprendeu a ser independente: anda de ônibus e de metrô, trabalha em uma empresa de ecodiesel para ajudar a mãe, que é manicure, e pratica jiu jitsu em uma academia onde é bolsista.
Frequentemente, sai com os amigos que conheceu em um projeto voltado à sociabilização de pessoas com deficiência intelectual.
Criado pela psicóloga e pedagoga Fabiana Duarte, o programa, chamado “Simbora Gente”, leva os jovens para atividades coletivas em teatros, bares, baladas e outros passeios.
Alguns desses jovens pagam para participar, mas os que não têm condições financeiras – caso de Thiago – são incluídos gratuitamente sempre que possível.
No dia 15 de julho deste ano, o grupo parte para sua primeira viagem internacional. O destino, escolhido por unanimidade em uma votação entre os participantes, foi o parque da Disney na Flórida. O problema é que, desta vez, não foi possível conseguir subsídio para a ida de Thiago. O valor, de US$ 4.000 apenas para passagem e hospedagem, era alto demais.
Decepcionado, Thiago não quis acreditar, e chegou a pedir folga no trabalho para poder acompanhar o grupo. “Ele não entendeu muito, falou para o chefe que ia. Isso me cortou o coração”, diz Fabiana.
Jornada
Os caminhos de Thiago Rodrigues e Renata Quintella se cruzaram em abril deste ano. Ela conheceu o grupo do Simbora Gente em uma viagem que fez com seus três filhos para o interior de São Paulo.
Dois meses depois, Renata, que é roteirista, decidiu levar adiante um projeto que estava há tempos em sua cabeça: sair pela cidade oferecendo ajuda a desconhecidos.
“Não é algo que vai mudar diretamente a vida de ninguém. Não vou dar casa, carro, nada disso. Tento ajudar a pessoa naquilo que ela precisa naquele momento. Acredito no poder da gratidão”, explica ela.
Acompanhada de amigos cineastas e fotógrafos e com flores na mão, ela foi para o bairro de Pinheiros no dia 5 de junho e começou a abordar as pessoas. Ao ouvir a pergunta “O que eu posso fazer por você agora?”, muitos estranharam e quiseram saber o que estava por trás da iniciativa.
Depois de conversar com Renata, elas relaxaram e disseram o que queriam. O resultado foi que, até o fim do dia, Renata ajudou uma senhora a carregar sacolas de compras, comprou uma vassoura de um ambulante que não havia vendido nada aquele dia, usou-a para ajudar a varrer uma loja perto dali, levou em seu carro um homem que precisava ir ao dentista e até organizou uma festa na rua para uma mulher que estava sozinha em seu aniversário.
A “Jornada”, como foi batizada a iniciativa, se repetiu por mais quatro dias em lugares diferentes da cidade.
E a ajuda para viabilizar a viagem de Thiago foi uma das boas ações que ela quis promover. Quando soube pela psicóloga que coordena o “Simbora Gente” que o garoto não conseguiria ir no passeio em grupo, ela tentou arrecadar o dinheiro necessário.
Depois de muitos contatos sem sucesso, conseguiu sensibilizar uma empresa de eventos corporativos, que se dispôs a patrocinar o pacote.
A notícia foi anunciada em grande estilo. Segurando um boneco e um balão do personagem Mickey, Renata entregou uma caixa que trazia a mensagem: “Thiago, você também vai para a Disney!”. O momento foi filmado (veja o vídeo aqui).
Agora, Renata continua em campanha para arrecadar o dinheiro (cerca de US$ 1.500) para as despesas do garoto nos 15 dias no exterior (informações sobre como colaborar pelo e-mail jornadanossa@gmail.com)
Desde que começou sua "Jornada", a roteirista tem recebido e-mails de todo o Brasil, de pessoas que querem conversar, tomar um café ou dividir experiências. “E fácil fazer alguma coisa por alguém", diz Renata. "O que a gente recebe de volta é impressionante. E outras pessoas podem reproduzir o gesto. Vira uma corrente”, acredita.
Fonte: G1

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020