13/06/2013

Governo do Amazonas entrega 18,5 mil equipamentos para pessoas com deficiência

O Governo do Amazonas entrega nesta sexta-feira (14) e na segunda-feira (17) equipamentos de auxílio às pessoas com deficiência. Ao todo serão concedidos 18,5 mil produtos, beneficiando diretamente 661 pacientes ostomizados, inscritos no Programa de Atenção Integral ao Deficiente (Paid), desenvolvido na Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). A entrega ocorrerá a partir das 14h, no auditório da Policlínica (Rua Codajás, 26, Cachoeirinha).

Serão concedidos produtos para ostomia e urostomia adulto e infantil, placas e materiais adjuvantes, além de produtos que servem para proteção e higienização da ostomia, como pó, pasta e até lenço removedor de resíduos. A entrega desses itens, que são utilizados no armazenamento dos resíduos fisiológicos, atende a necessidade diária dos usuários. Cada ostomizado receberá quantidade suficiente para um período de dois meses.

Até maio deste ano já foram entregues 26,5 mil equipamentos para usuários inscritos no módulo ostomizado, um dos quatro do Paid. Mas, o diretor da Policlínica Codajás, Fábio Manabu Shimizu, faz questão de destacar que a entrega dos equipamentos é apenas parte do processo e não o objetivo principal do programa. “Mais importante que a entrega dos instrumentos de auxílio às pessoas com deficiência é a continuidade o tratamento. Todos os usuários beneficiados passam por uma triagem da nossa equipe e, após receber o equipamento, eles são acompanhados e avaliados para verificar a adaptação do produto e a integralidade da saúde. Nesse processo, entram inclusive ações educativas”, explicou.

Por isso, nos dois dias de entrega, os usuários devem participar da palestra “Sexualidade e Autoestima da Pessoa Estomizada”, que será ministrada pela psicóloga Lúcia Viana. “A pessoa ostomizada muitas vezes confronta-se com uma autoimagem negativa em virtude da alteração da sua imagem corporal, por conta da presença do estoma. Isso pode influenciar negativamente o relacionamento sexual”, informou a responsável pelo Paid, enfermeira estomaterapeuta Josenira Almeida, antecipando o foco das discussões que serão tratadas na palestra.

Previsão

O Governo do Amazonas anunciou que pretende ampliar, este ano, a oferta de equipamentos de auxílio a pessoas com deficiência. No ano passado, por meio do Paid, foram concedidos aproximadamente 66 mil equipamentos, como aparelhos auditivos, óculos, cadeiras de roda, bolsas de colostomia, entre outros produtos, beneficiando diretamente cerca de 1.100 usuários da rede estadual de saúde. Neste ano, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a expectativa é que o número de concessões aumente em 6%, chegando a 70 mil equipamentos.

Para ter receber os equipamentos e ter acesso ao atendimento especializado é necessário realizar inscrição no Paid, por meio da apresentação dos seguintes documentos (original e cópia): carteira de identidade, registro de nascimento (se for menor), cartão SUS, CPF, comprovante de residência, encaminhamento médico com diagnóstico, n° do CID e boletim de alta. No caso específico do estomizado, é necessário ainda o resumo de alta.

O Programa funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h e, além da seção de pacientes estomizados, é composto ainda pelos módulos auditivo, ocular e ortopédico.

Serviço


O que: Entrega de equipamentos de auxílio a pessoas com deficiência

Quando: 14 e 17 de junho, a partir das 14h
Onde: Auditório da Policlínica Codajás (Rua Codajás, 26, Cachoeirinha)


Fonte: Vida mais Livre
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.