Campeão mundial de vela adaptada Bento Amaral lança livro “Sobreviver”

Compartilhe

Portugual

O campeão e vice-campeão do mundo de vela adaptada Bento Amaral, professor universitário e enólogo que em Agosto de 1994 sofreu um acidente no mar que o deixou tetraplégico, apresenta na segunda-feira no Porto o seu livro “Sobreviver”.

“O relato que faço é parcial e abreviado. Começa no preciso momento em que tive um acidente no mar que me deixou tetraplégico. Tinha então 25 anos. Atravessa um período de quase 2 decénios e termina na data em que escrevo”, explica o autor na publicação.

Bento Amaral diz também que “para ser mais útil” procurou dar ênfase às pequenas conquistas, decepções, dificuldades e alegrias pelas quais passa qualquer pessoa na sua situação física.

“Gostava, com esta partilha, de poder ajudar quem vive momentos difíceis. Gostava que tais pessoas tivessem esperança no seu futuro. Gostava ainda de contribuir para mudar o olhar da sociedade em relação a quem é diferente”, acrescenta.

Na obra, Bento Amaral relata o essencial da sua vida antes, durante e depois do acidente “numa narrativa sincera, autêntica e sem artificialismo, […] tal como vive a sua condição: um dia a seguir ao outro”, escreve a jornalista, autora e apresentadora de programas de televisão Laurinda Alves, que prefaciou o livro.

“Parece-me que o essencial deste livro está na sua capacidade de se transcender e, de uma forma especial, no seu sentido de transcendência, na sua espiritualidade e na sua capacidade de aceitação de uma situação que é adversa todas as horas de todos os dias de todos os anos”, acrescenta Laurinda Alves.

Bento Amaral é professor na Universidade Católica, chefe da Câmara dos Provadores do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e velejador.

É tetraplégico desde 1994, foi campeão mundial de vela adaptada em 2005, em Itália, e foi apurado para os Jogos Paralímpicos de 2008, na China, onde pela primeira vez defendeu as cores de Portugal na vela adaptada.

A paralisia também não o impediu de aceitar um desafio político, ao integrar as listas do Movimento Esperança Portugal as legislativas de 2011.

Entre outras distinções, em 2009 foi condecorado pelo Presidente da República como Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.


O livro “Sobreviver” é apresentado na segunda-feira às 18h30, no espaço Belo Horizonte, na Avenida Brasil, no Porto.

Fonte: Porto 24 - Portugual

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020