Reunião Consultiva sobre Deficiência e Desenvolvimento reúne sugestões para reunião da ONU, em setembro

Compartilhe


Evento reuniu propostas de representantes da América Latina que serão levadas à ONU em setembro deste ano. 

  
   Durante os dias 11 e 12 de abril aconteceu na capital paulista a Consulta Regional sobre Deficiência e Desenvolvimento, com o tema “O caminho adiante: uma agenda de desenvolvimento que leve em consideração as pessoas com deficiência até 2015 e além”.
   Com representantes dos governos e de instâncias relacionadas às pessoas com deficiência de diversos países da América Latina, a reunião foi realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceira com o Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde, o Banco Mundial, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Red Latinoamericana de Organizaciones No Gubernamentales de Personas con Discapacidad y sus Familias (Riadis).
  O objetivo central do encontro foi alinhar as perspectivas dos governos, instituições e sociedade civil sobre as questões mais importantes relacionadas à deficiência e ao desenvolvimento. A contribuição dessas ideias será reunida em um documento a ser levado à Reunião de Alto Nível sobre Deficiência e Desenvolvimento da Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece no dia 23 de Setembro de 2013, em Nova York.
   Durante os dois dias de discussão inúmeras propostas foram reunidas em um documento, algumas dessas foram marcadas como prioridade pelos presentes. 
   Chegou-se a conclusão de que o registro de base de dados fortalecido em todos os países e o protagonismo da pessoa com deficiência com independência e autonomia são essenciais, bem como a acessibilidade comunicacional plena e o monitoramento da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio da sociedade civil.
   No encerramento do evento, o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antonio Pellegrini falou sobre a importância dessa reunião com os representantes e ressaltou que “nós não construímos nada apenas com dinheiro, construímos com ideias, diálogos e certamente o desfecho será positivo”. Pellegrini finalizou que “sairemos dessa consulta com nossa parceria fortalecida. Com certeza nós estabelecemos aqui uma ponte definitiva”.
   A Secretária Dra. Linamara enfatizou a importância da reunião de representantes para a formalização do documento. “Temos certeza de que o mundo está caminhando para um status melhor, para um mundo onde todos podem se expressar e o que resulta desta prática acolhe e coloca no centro da decisão a pessoa humana. Certamente essa reunião vai ter um grande significado para as próximas gerações”, destacou.
  Foram reunidas propostas sobre os temas educação, trabalho comunicação, saúde, qualidade de vida, financiamento e coleta de dados. Em breve, o documento final será disponibilizado em nosso site.
  A reunião foi encerrada com um bolo ao som de "parabéns a você" por ocasião do aniversário, no dia 13/4, da Secretária de Estado, Dra. Linamara.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020