Manutenção em cadeira de rodas

Compartilhe





Navegando pelo Facebook, deparei com dicas sobre manutenção de cadeiras de rodas, na funpage das Mulheres Cadeirantes. Achei muito pertinente e importante, e resolvi publicar aqui. Já passei aperto para consertar minha antiga cadeira (a Jangadinha), quando o parafuso que segura o apoio de braço se quebrou. Ela já estava meio sambada, com os braços bambos e os aros precisando apertar, então, procurei na Internet alguém que desse manutenção em cadeiras de rodas em BH. Nada feito. Mas me lembrei que certa vez estive em uma loja de cadeiras de rodas elétricas e a moça que atendeu disse que tinha um "mecânico". Liguei para ela e consegui o número, mas o cara me cobrou quase cem reais só para vir na minha casa e dar uma geral. Depois disso decidi aprender mais sobre a cadeira e dar manutenção por conta própria.


- Mantenha sua cadeira limpa e livre de poeira. Limpe com um pano limpo e úmido embebido em álcool. Não há sujeira que resista!!
- Lubrifique sempre que for necessário: eixos, rolamentos das rodas, garfos e articulações do corpo. Sugere-se lubrificar mensalmente com graxa lubrificante apropriada. Nessa ocasião, verifique também possíveis folgas em porcas, parafusos e estrutura. Ajuste-as se necessário. 
- Troque os revestimentos do assento e encosto, assim que apresentar rasgos ou deterioração pela ação do tempo. 
- Não exponha a cadeira de rodas em lugares úmidos ou diretamente aos raios solares, guarde em local apropriado e bem ventilado. Isso evitará o ressecamento e possíveis rachaduras das peças plásticas como: buchas, ponteiras, rodas e etc. 
- Use sempre peças originais de fábrica.
- Se possível sempre tenha pneus e câmeras de ar de reserva .
 
Bem, vamos às dicas:
- A cadeira de rodas, como qualquer outro veículo, tem uma vida útil que muito depende da utilização e do cuidado com que é manuseada. Importante é saber utilizá-la da melhor maneira possível, respeitando seus limites e fazendo uma manutenção preventiva e eficiente. 

Na minha opinião, as dicas mais importantes são referentes a limpeza, lubrificação e apertos. Eu ando sempre com uma chave allen de 4 milímetros na pochete, pois essa medida aperta a maior parte dos parafusos da minha cadeira, uma M3. E eventualmente um ou outro parafuso aparece com folgas, principalmente os que seguram os protetores de roupa (aqueles para-lamas sobre as rodas). Uma chave de fenda tipo phillips também é uma boa alternativa para levar (levo sempre na handbike).

Outra dica que dou: compre um mini compressor de ar, daqueles feitos para usar no carro, e fabrique um adaptador para usar em casa. Nesse post eu ensino como fazer. Para quem tem pneus infláveis, é muito importante. A minha cadeira veio com pneus maciços, perde conforto mas ganha em praticidade.

Enfim, trate bem sua cadeira. Ela é uma parceira diária que te leva pra todo lado!




Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020