Itu e municípios da região recebem Caravana da Inclusão

Compartilhe


Encontro acontece há quatro anos e percorre interior do estado para levar temas sobre inclusão e acessibilidade aos municípios


Desfile de Moda Inclusiva durante a Caravana, em Itu.
Com auditório lotado, Itu recebeu na manhã de sexta-feira, 26 de abril, a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP, Rede de Reabilitação Lucy Montoro e CEAPcD.

Pelo quarto ano consecutivo, os encontros da Caravana percorrem o interior do estado buscando fomentar políticas públicas que assegurem a cidadania e os direitos das pessoas com deficiência, conscientizando os participantes sobre os direitos do segmento, que incluem: educação inclusiva, trabalho, cidadania e reabilitação, entre outros.

Neste encontro estiveram presentes representantes de Itu e dos municípios da região como, Salto, Jundiaí, Porto Feliz, Sorocaba e São Manoel. Na mesa de abertura, o presidente da UVESP, Sebastião Misiara; a deputada estadual Célia Leão; o prefeito de Itu Antonio Luiz Carvalho Gomes; a gestora de Acessibilidade nos Transportes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Flávia Vital, entre outros.

O Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antonio Pellegrini, também participou e destacou o Mutirão do Emprego, uma das novidades da Caravana da Inclusão deste ano. “Temos uma parceria muito boa com o Carlos Ortiz, secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, com o Mutirão do Emprego. É um trabalho bem significativo para que, aqui na Caravana, se concretize a relação entre empregador e empregado”. Pellegrini ressaltou, ainda, que a Caravana, além de trazer informações, também as recebe. “Esse é um momento de audiência, uma conversa com vários participantes, pessoas que vem contribuindo nessa troca. Trabalho, educação, moda, estamos trabalhando juntos para que aquilo que é lei, regra, chegue para todas as pessoas”.

Flávia Vital ressaltou o objetivo dos encontros. “Cada um de nós devemos cumprir o nosso papel de cidadão, cobrando, monitorando e construindo junto. Isso vai fazer com que Itu seja uma cidade melhor e mais justa para cada um de nós”. E finalizou: “nessa caminhada, nessa Caravana, nós temos aqui pessoas com e sem deficiência, aqui está todo mundo junto e misturado. Isso que é a verdadeira inclusão e é isso que nossa Secretaria busca”.

Durante as Caravanas deste ano acontece o Desfile de Moda Inclusiva, que busca sensibilizar os profissionais e futuros profissionais ligados ao segmento sobre a importância de pensar num vestuário acessível a todas as pessoas, com e sem deficiência. Há também, nessa e em todas as Caravanas do ano, a mostra itinerante do Memorial da Inclusão, que divulga em seus painéis, a história da luta das pessoas com deficiência no país.

A cada encontro, um atleta de elite do paradesporto do Estado está presente. O comparecimento dos atletas faz parte do projeto do Time São Paulo para apoiar clubes esportivos paralímpicos nos municípios. A meta do governador Geraldo Alckmin é fomentar essa prática esportiva em todas as cidades do Estado. Itu recebeu o atleta Luiz Carlos Cardoso da Silva, que compete na modalidade de paracanoagem.

Todas as cidades por onde a Caravana passa recebem o Mutirão do Emprego. Realizado em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho – SERT, por meio do PADEF e o Poupatempo. São disponibilizados às cidades visitadas pela Caravana: emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª via); cadastro para vagas de emprego; encaminhamento para processo seletivo, mediante oportunidades de emprego disponibilizadas pelas empresas parceiras da região; e captação de currículos de pessoas com deficiência.

A próxima cidade a receber a Caravana da Inclusão é Lins, em 24 de maio. Participe!

Calendário da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania de 2013

Bebedouro – 22 de março
Votuporanga – 11 de abril
Itu – 26 de abril
Lins – 24 de maio
Araçatuba – 21 de junho
Registro – 09 de agosto
Porto Ferreira – 13 de setembro
Lorena – 18 de outubro

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020