Inclusão Escolar, não é nenhum bicho de sete cabeças!
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Tendo andando muito por aí...e vejo
sempre o mesmo discurso, não estou preparada, não tenho jeito, não tenho o dom,
não acredito, não tenho especialização, frente a proposta da Inclusão
escolar....e, concordo em parte com tudo isso que tenho escutado, mas precisamos
ter cuidado com o preconceito, a acomodação e o medo. Muitos desses
discursos quando paramos para analisar a prática são desconstruídos ,
muitas vezes são ditos pois os profissionais não sabem de fato o que seria
incluir , como deve ser feito o processo ideal de inclusão, e não por não saber
fazer inclusão,logo temem e a estratégia mais fácil é a resistência, rejeição e
a fuga desse desafio.
Antes de temer a algo, é
necessário primeiro conhecer, avaliar e analisar, sem o pré -conceito, que é o
que exatamente acontece, julgamos e resistimos sem antes tentar ou saber
que é possível... Muitos professores os quais já conversei, mantem esse
discurso, sempre colocando a Inclusão como algo necessário de
especializações, muitas formações, muito estudo e algo bem distante da nossa
realidade, como se fosse algo que fosse além da obrigação enquanto
professor,sempre querendo colocar para o professor da sala ao lado,
querendo “fugir”desse desafio. Curioso, alguns desses professores quando avaliados,
já possuem uma prática inclusiva e nem imaginam que fazem inclusão.
Concordo sim , que precisamos de
informações, formações, especializações, como qualquer outra profissão mas,
sobretudo interesse, parto do principio que para a inclusão acontecer temos que
seguir os 3 “As”, que considero como um segredo do sucesso (rsrs) -
Acolher, Acreditar e Agir”, sem essa base não é possível, e garanto,
esses 3 As para acontecer, é bom, mas não necessário uma especialização e
mestrado, basta termos interesse, sensibilidade humana e ética profissional,
pois quando escolhemos nossa profissão, sabíamos que a educação é um direito de
TODOS, onde estão incluídos, os alunos mais inteligentes, rápidos, com
dificuldade, mais lentos, sem um braço, sem enxergar, com fala rápida, sem
fala, que anda, em cadeira de rodas, com autismo, sem autismo, com
síndromes,transtornos...
Sou pedagoga, sei das dificuldades, dos
desafios, das angustias, dos fracassos, tanto da realidade privada, como
pública, mas sei também das possibilidades,das vitórias, das gratificações,
alegrias e sucessos, sou uma aliada dos meus colegas professores e estou
na luta para facilitar nosso trabalho, sei que não é tão simples, mas
precisamos correr atrás e garantir com qualidade esse direito que todos os alunos
com algum tipo de deficiência tem, o direito a um ensino regular de
qualidade....
Vamos professores, vamos investir e
acreditar mas em nós mesmos e em nossos alunos!
#ficaadica
Artigo da Revista Mundo da Inclusão
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