Detran de Paraíba é pioneiro em inclusão de pessoas com deficiência

Compartilhe


   O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Paraíba é o primeiro órgão da administração pública estadual a contratar pessoas com deficiência. O convênio foi firmado com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e Associação de Deficientes e Familiares (Asdef). Na primeira etapa, foram contratadas 60 pessoas que iniciaram o atendimento ao público na manhã desta terça-feira (27).
   Antes do primeiro expediente, os novos servidores participaram de uma palestra de acolhimento ministrada pelo superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, no auditório da Escola Pública de Trânsito. A palestra encerrou o treinamento para os novos servidores oferecido pela Seção de Seleção e Desenvolvimento do Detran.
   Na palestra, Rodrigo Carvalho destacou a importância do trabalho na prestação de serviços do Detran. Ele lembrou que “além de inseridos no mercado do trabalho, os novos funcionários vão facilitar o atendimento aos usuários com deficiência, a exemplo das pessoas surdas que encontrarão nos principais setores do Detran atendentes e recepcionistas com formação em libras”.
   O superintendente explicou que, mais que em qualquer órgão público, no Detran os usuários pagam, diretamente, por meio de taxas de serviço, pelo atendimento que recebem, e, portanto, merecem e exigem atenção, segurança e agilidade.
   Durante o encontro, o presidente da Asdef, Francisco Izidoro, destacou o pioneirismo do Detran na contratação das pessoas com deficiência. Ele disse que o modelo de convênio firmado com o Detran vai servir de padrão para novos convênios e agradeceu a maneira como os contratados foram acolhidos pela diretoria e pelos servidores do Detran.
   Luzia Neida, que é deficiente visual e vai trabalhar na central telefônica, compôs uma música para expressar a gratidão pela conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Emocionada, ela cantou durante o encerramento do curso e saiu de lá para o primeiro expediente na sede do Detran, em Mangabeira.
   Distribuição da vagas – O preenchimento das 60 vagas abertas no Detran para pessoas com deficiência foi feito através de inscrições realizadas junto ao Sistema Nacional de Emprego Estadual (Sine-PB) para as unidades do Detran em João Pessoa e Campina Grande. Em princípio, foram oferecidas 41 para João Pessoa e 19 para Campina Grande.

   De acordo com os cargos, as vagas oferecidas foram: 10 para atendente e recepcionista com noções em Libras (sendo 8 para João Pessoa e 2 para Campina Grande); 30 para atendente e recepcionista (19 para João Pessoa e 11 para Campina Grande) ; 20 para digitador e digitador de documentos (14 para João Pessoa e 6 para Campina Grande).
   Ainda segundo o superintendente, Rodrigo Carvalho, a previsão é de que o número de vagas para pessoas com deficiência aumente em 2013. Ele também lembrou que o concurso público realizado pelo Detran reserva sete vagas para pessoas com deficiência. As inscrições, iniciadas no dia 19 de novembro, podem ser feitas até o dia 6 de janeiro de 2013.
   O concurso será realizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt –Funcab e as inscrições estão sendo feitas pela internet, no endereço eletrônico www.funcab.org.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020