Veja tecnologias para facilitar a vida de pessoas com deficiência física

Compartilhe

   Não é mais ficção a possibilidade de ter aparatos tecnológicos trabalhando junto com o corpo humano na realização de determinadas funções. As tecnologias assistivas não se limitam a próteses supermodernas. Cadeiras de rodas e aparelhos de locomoção também fazem parte das inovações que facilitam a vida de muita gente.

   Nesta quinta-feira, 11 de outubro, é celebrado o Dia do Deficiente Físico no Brasil. E, para mostrar como a tecnologia pode transformar o cotidiano das pessoas com deficiência, o TechTudo fez uma lista com alguns destes incríveis avanços.
   Não é mais ficção a possibilidade de ter aparatos tecnológicos trabalhando junto com o corpo humano na realização de determinadas funções. As tecnologias assistivas (ou seja, aquelas criadas para pessoas com deficiência) não se limitam a próteses supermodernas. Cadeiras de rodas e aparelhos de locomoção também fazem parte das inovações que facilitam a vida de muita gente. Confira a lista:

Dispositivo de mobilidade robótica
  
O dispositivo de mobilidade robótica TEK permite ao cadeirante ficar de pé (Foto: Reprodução)

    Com o chamado dispositivo de mobilidade robótica TEK, o cadeirante consegue também ficar de pé em uma postura correta, alcançando objetos que antes, na cadeira de rodas, não seria capaz. As dimensões reduzidas do dispositivo em relação às da cadeira de rodas favorecem a acessibilidade.

Pé inteligente
   A prótese Pie Proprio se aproxima muito de um pé de verdade. Possui tornozelo que se adapta aos desníveis do solo, fazendo com que a pessoa não precise levantar tanto a perna para andar. O pé apresenta diversos níveis de inclinação, sendo possível utilizar calçados com saltos de diferentes alturas.

Joelho com Bluetooth
Prótese com Bluetooth (Foto: Reprodução)
   Caminhar, subir ou descer escadas, passar por rampas e até mesmo pular fica mais fácil com a ajuda dessa tecnologia para as pernas, trata-se de uma prótese de fibra de carbono. O aparelho funciona com a transmissão das informações do usuário, como peso, altura, além de condições de sua movimentação para um computador via Bluetooth.
   Esse computador “ensina” as próteses a como se comportarem em determinadas situações. Dessa forma, o mecanismo permite que a pessoa ande, corra ou faça qualquer atividade física com mais naturalidade.

Cadeira de rodas movida a sopro
   Pessoas que perderam todos os movimentos dos membros podem contar com uma cadeira de rodas guiada apenas por movimentos da cabeça e pelo sopro. Virar para os lados, andar e parar são comandos realizados através de diferentes intensidades de sopro ou sucção em um canudo acoplado à cadeira motorizada. O preço de uma pode chegar a R$ 15 mil.

Exoesqueleto HAL

Exoesqueleto HAL sustenta o peso da pessoa e ajuda na locomoção (Foto: Reprodução)
   A criatividade dos japoneses e sua aptidão para robótica também estão a serviço da mobilidade. É o que vemos no exoesqueleto HAL (Hybrid Assistive Limb, ou membro de assistência híbrida), um traje robótico capaz de sustentar o peso da pessoa e ajudá-la a se locomover. Ele permite que pessoas com paralisia ou com lesões na medula espinhal possam ficar de pé, andar, subir escadas e até carregar objetos pesados.
   Como vimos nesses exemplos, o avanço da tecnologia permite que pessoas com deficiência física sigam suas vidas com mais qualidade.

Fonte: http://www.techtudo.com.br

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020