10/09/2012

Televisão será totalmente acessível até 2020 no Brasil




O Ministério das Comunicações publicou em sua revista eletrônica uma série de informações sobre a acessibilidade na TV brasileira e a legislação sobre o tema. No texto, informa que a TV brasileira deve ser totalmente acessível a pessoas com deficiência até 2020, o que deve abrir campo de trabalho na área.

Até este ano, as emissoras terão de transmitir 20h semanais de programas com audiodescrição, em que um áudio descreve as cenas em que não há fala. De acordo com o ministério, o cronograma prevê prazo mais longo porque faltam profissionais para este tipo de atividade. Isso significa maior campo de trabalho para os profissionais que se especializarem na atividade.

De acordo com o texto, a audiodescrição requer profissionais capacitados. “Não se trata de apenas narrar o que está acontecendo na tela. É preciso elaborar um roteiro minucioso, com antecedência, e passar, de forma objetiva, todas as informações visuais que possam ajudar as pessoas cegas a compreenderem o programa”.

A audiodescrição será impulsionada juntamente com a TV digital no Brasil, uma vez que só pode ser sintonizada pelos equipamentos digitais. Desde 2011 todos os televisores produzidos no país conta com receptores digitais e até 2016 toda a transmissão de TV deve ser digital.


Fonte: Blog Deficiente Físico
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.