A história de Helen Keller - Cega e surda desde os 19 meses, escritora

Compartilhe

  
   Defensora pioneira dos direitos dos deficientes físicos, Helen Keller nasceu em Tuscumbia, no estado do Alabama, nos Estados Unidos. Confinada a um mundo silencioso e escuro depois que uma doença a deixou surda, muda e cega com 19 meses de idade, ela se tornou uma criança destrutiva e voluntariosa. Quando estava com 7 anos, a família contratou Anne Sullivan (1866-1936), uma aluna recém formada do Instituto de Surdos Perkins, como professora e governanta. Após apenas duas semanas, um grande progresso ocorreu quando Helen entendeu a palavra “água” que Anne soletrava em sua mão e, a partir daí, uma ligação que durou toda a vida foi estabelecida entre ela e a professora.
   Em 1900, Helen Entrou para a Faculdade Radcliffe. Anne Sullivan a acompanhava em todas as aulas e soletrava as palestras desenhando as letras com os dedos na palma de sua mão. Quando uma revista feminina pediu que Helen escrevesse sua autobiografia, Anne contratou o professor Jhon Macy para assessorá-las. “A História da Minha Vida” foi publicado em 1902. Em 1904, Helen se formou com louvor. Anne e Jhon se casaram no ano seguinte, ficando juntos até 1913.
   Em 1906, quando o estado de Nova York estabeleceu sua primeira Comissão Estadual para Cegos o governador nomeou Helen Keller para a comissão e ela e Jhon Macy cruzaram o país para angariar fundos. Helen também lançou uma campanha contra a oftalmia neonatal (cegueira nos bebês) tornando-se a primeira pessoa a falar sobre como as doenças venéreas, que podiam ser prevenidas, causavam essa e outras doenças devastadoras. Posteriormente, no mesmo ano, Mary Ages Thomsom (1885-1960) foi contratada como governanta.
   Em 1924 a Fundação Americana para Cegos chamou Helen para ser a sua porta-voz. Ela continuou participando ativamente de muitos movimentos por reformas sociais, incluindo ações em prol da abolição do trabalho infantil e da pena de morte. Depois da morte de Jhon Macy, em 1936, Mary Agnes passou a acompanhar Helen. Na década de 1930, Helen conseguiu fazer um lobby eficaz em Washington pela Fundação Americana para Cegos, ajudando a obter serviços de leitura e livros gravados, financiados pelo governo federal, e influenciou na decisão de incluir os cegos na categoria de crédito escolar, sob o Ato de Seguridade Social.
   Durante a 2ª Guerra Mundial, Helen Keller percorreu hospitais militares para levantar o moral e, na década de 1950, fez turnês de palestras na África do Sul, Oriente Médio e América Latina, representando os deficientes visuais. Falava os idiomas francês, latim e alemão. Ao longo da vida foi agraciada com títulos e diplomas honorários de diversas instituições, como a universidade de Harvard e universidades da Escócia, Alemanha, Índia e África do Sul. Em 1952 foi nomeada Cavaleiro da Legião de Honra da França. Foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro do Sul, no Brasil, com a do Tesouro Sagrado, no Japão, dentre outras. Foi membro honorário de várias sociedades científicas e organizações filantrópicas nos cinco continentes.Depois da morte de Mary Agnes Thomson, em 1960, Helen se retirou da vida pública. Em 1964 recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade.

Citações de Helen Keller:
"Nunca se deve engatinhar quando o impulso é voar."
"As melhores e mais belas coisas do mundo não podem ser vistas nem tocadas, mas o coração as sente."
"Evitar o perigo não é, a longo prazo, mais seguro do que se expor a ele. A vida é uma aventura ousada ou não é nada."
"Hear no evil, see no evil."

Publicações:
Optimismo - um ensaio
A Canção do Muro de Pedra
O Mundo em que Vivo
Lutando Contra as Trevas
A Minha Vida de Mulher
Paz no Crepúsculo
Dedicação de Uma Vida
A Porta Aberta
A história de minha vida
Fonte: http://movimentolibras.webnode.com/

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020