Serviços oferecidos pela APADA - DF

Compartilhe

   A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA/DF), é uma organização sem fins lucrativos que visa promover a inclusão do surdo na sociedade, bem como capacitar voluntários para o aperfeiçoamento da comunicação com os deficientes auditivos. Ela oferece vários cursos.



Alfabetização para surdos adultos
    Ao aluno surdo adulto que não é escolarizado, a APADA oferece aulas de Português e da Língua Brasileira de Sinais. Dessa forma, o sistema bilíngüe permite que ele possa conquistar mais autonomia em suas relações sociais cotidianas, seja lidando com outros surdos ou com pessoas sem problemas auditivos.

Atendimento Psicológico
    A APADA conta com a ajuda profissional de psicólogos, que oferecem ajuda psicológica aos surdos e seus familiares. Nas sessões terapêuticas semanais, os profissionais procuram orientar os surdos em suas escolhas e decisões, bem como ajuda-los a enfrentar suas dificuldades.

Curso de Libras
    Para pessoas ouvintes ou surdas, que têm interesse em aprender ou aperfeiçoar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), oferecemos cursos em diversos níveis, sempre com instrutores surdos.
   As turmas têm, no mínimo, 15 alunos e, no máximo, 30 alunos.

Curso de pintura e desenho
    É objetivo da APADA dar suporte sócio-cultural para seus alunos surdos. Dessa maneira, as aulas na Oficina de Arte permitem ampliar as possibilidades comunicativas dos alunos, que passam a expressar idéias e sentimentos por outros meios, como a pintura e o desenho. Assim, a Oficina amplia a sensibilidade e a criatividade dos surdos e também os ensina conceitos relacionados à Arte e técnicas artísticas.

Cursos de Línguas
    A APADA estabeleceu uma parceria com o Centro Interescolar de Línguas (CIL) e agora oferece aos surdos aulas de Francês e Esperanto. As aulas são dadas por professores do Centro e acontecem no espaço do CIL. Ainda, os alunos contam com os professores da APADA, que realizam a interpretação das lições em LIBRAS.

Cursos Profissionalizantes
    A APADA oferece cursos profissionalizantes que capacitam seus alunos surdos para o mercado de trabalho, de forma que possam competir em situação de igualdade com outros profissionais. São realizados oficinas, seminários, discussões e workshops, que permitem ao aluno direcionar-se para as áreas de seu interesse. As atividades que são desenvolvidas dão suporte ao aprimoramento profissional do estudante, tais como treinamento em local de trabalho, acompanhamento em entrevista de emprego e encaminhamento de currículos. Assim, o surdo tem maiores chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho, o que contribui para o efetivo exercício de sua cidadania.

Cursos Preparatórios
    Ao aluno interessado em prestar vestibular ou concurso público, a APADA oferece cursos preparatórios, que proporcionam aos surdos condições compatíveis com as de seus concorrentes. Os professores também dão o acompanhamento pedagógico que estimula os estudantes a se sentirem aptos a disputarem uma vaga no ensino superior ou no serviço público.

Mercado de Trabalho
    Um dos objetivos primordiais da APADA é o encaminhamento do surdo para o mercado de trabalho, permitindo-lhe exercer efetivamente sua cidadania, e derrubando o preconceito por parte das empresas. Desenvolvemos algumas atividades que promovem esse processo: a capacitação de candidatos, o acompanhamento após a contratação e a sensibilização do empresariado.

Contatos:
apada@apadadf.org.br
Endereço: SDS (CONIC) - EDIFÍCIO VENÂNCIO JR. BLOCO M - COBERTURA - CEP 70394-900.

Telefone / Fax: (61) 3346-8025
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta de 8 às 12h e de 14 às 18h.


Fonte: APADA/DF

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020